terça-feira, 18 de setembro de 2018

faculdade?! e agora? tips for my freshman self

College, college, college. Let's talk about it for a while. Estamos na back to school season and y'all know what that means! Existem vídeos e posts sobre as coisas mais desnecessárias de sempre, mas que os  content creators pensam que realmente vão ajudar alguém. I mean, they can... but we aren't here to spill the tea. I'm here to talk about and give you some tips, I would want to receive myself caso voltasse a ser caloiro, e tendo em conta que a faculdade está aí à porta... decidi escrever esta espécie de little letter ao meu freshman self. Feel free to incorporate them into your routine e se precisares de alguma coisa, I'm here for you all. A entrada na faculdade pode não ser fácil para toda a gente and we might need a bit of help, por isso don't be shy <3
And please remember que o que vou falar é baseado na minha experiência, so if you are or are about to be a sophomore like me, pls don't hate me ahaha


Tbh y'all college isn't easy. Pode ser a melhor coisa para uns, mas  para outros it might be a pior coisa de sempre, myself included. E se a faculdade em geral can be bad, freshman year can be too. E ain't nobody telling me they did not shed a tear during their freshman year. If you do, it's a lie. São demasiadas coisas para assimilar, um novo mundo em que passamos a viver e é normal que fiquemos a bit overwhelmed. Fazer novos amigos, move to another place, passar a ser adulto. Mas always remember que não estás sozinho. Venhas de uma ilha ou estejas a milhas delas, sejas de um país diferente ou a um desconhecido estás a chegar. Toda a gente está a passar pelo mesmo que tu, mesmo que o escondam muito bem. E é importante que percebas isso, de forma a que não te isoles ou decidas cortar contacto com as pessoas com quem vais estar probably everyday. Talvez esta seja a primeira real tip que tenha. Instead of realizing things e realizing stuff, como a nossa dear Kylie Jenner, let's realize que não estás sozinho neste processo. 

Tudo começa com o facto de aceitares o facto de teres entrado na universidade, mesmo que seja longe de casa, or something you didn't want that much. Há sempre a segunda fase e não há nada como tentar, right? There's no point em ficar em casa, fechado, durante uma semana inteira, a chorar, like i did. Nada está perdido e qualquer coisa, tens mais anos para te candidatar (i know que não é isto que queres ouvir, mas yah. that's the tea sis). Remember de ir para este novo mundo com as fronteiras abertas. You need to be open-minded. Vais estar entre pessoas completamente diferentes de ti, vindas de sítios diferentes, quer do país, quer do mundo, and a lot of other stuff. Literalmente, everything you can imagine. It's important for you to accept and respect them e não ter medo de ter pessoas diferentes à tua volta. We are all about peace and love.

Back to the you are not alone thing. Depois de deixares a tua terrinha ou teres de mudar de routina, não veres os teus best friends e boyfriend/girlfriend every single day, pode parecer que tudo se está  a desmoronar e que you are actually alone, mas não estás, again. E digo isto in all form and shapes. Estás rodeado de pessoas na mesma situação que tu, so please don't stress that much about it. And I mean it. Don't be dumb like me. E apesar de sermos todos diferentes e cada um lidar com as situações à sua maneira, and you have that right, there's a time that tears must stop falling. Até porque tudo acaba por ficar bem, nem que seja no último semestre ou ano de faculdade. But they will. Não penses que nunca vais fazer amigos and stuff, porque aparece sempre alguém. Eu pensei nisso e agora tenho as melhores pessoas ao meu lado, and I mean it. We all love each other e parece que somos amigos desde crianças. E dou-me muito bem com certas pessoas do meu curso and I love them too. Por isso, just breathe, think, let it all out e depois pensa nas oportunidades que vão surgir. Just be at ease. 

Aquilo que vou dizer a seguir vai ser contraditório, mas please don't think I'm crazy. I need your validation to feel loved. Existe uma diferença entre estar sozinho ou alone e sentir que estamos sozinhos, which is lonely. E quero que saibas que é normal sentires-te sozinho. Mas we all know that. Às vezes estamos rodeados de pessoas e sentimos isso, so yah. Isso vai acontecer. Por isso não te preocupes se uma vez ou outra te sentires mais em baixo e com saudades do que estavas habituado and all that. I struggled and still struggle with that too. É normal. Respira fundo. E quando isto acontecer não faças algo para o combater. Liga para os teus amigos, primos, mãe, pai, whoever makes you feel good. 




Don't try to fit in. Isso vai fazer-te muito pior. Eu sei que pode doer ver toda a gente a dar-se tão bem e tu estares a um canto ou fechado em casa, mas mudar quem és ou tentar agradar os outros para poderes pertencer a um certo grupo... it's not the answer. Se o queres fazer there are a lot of non toxic ways to do it. E by that I mean, go out. Sai de casa, fala com as pessoas nos intervalos das aulas, pede uma caneta ao colega do lado e paga um fino à tua crush. All of these are great ways para conhecer pessoas. Sê tu o máximo que conseguires. É isso que vai atrair as pessoas até ti. Caso a coisa seja mais complicada e não sejas o tipo de pessoas que gosta de sair todas as noites, andar em festas and the list goes on, don't do it. Amigos são importantes but we want someone that will stick with us e que seja relatable, não amigos de um só semestre ou de bebedeira. Por isso, se tens dificuldade em fazer amigos just be iu and don't stress. As pessoas certas vão chegar e vais ficar surpreendido por serem tão boas. I did! Mas try to create relations with people, por mais que te custe.
Para além de tudo isto, aproveita as atividades presentes na faculdade ou na cidade onde estás. São ótimas formas de valorizares o currículo e conhecer novas pessoas. Just don't stay at home all the time.

Another important thing is que vais ter de aprender a controlar a tua ansiedade. Se já o sabias fazer, now you have to work a bit harder on it. Com a quantidade de trabalhos, pessoas que vais conhecer, saídas, horas de sono perdidas... as coisas podem ficar um pouco descontroladas. It's hard right? But you can do it. De todas as coisas a que temos de sobreviver na faculdade a minha foi e provavelmente será ter de falar com as pessoas. I just can't. Preciso de me sentir totalmente confortável para ser extrovertido e mesmo assim, só as estrelinhas sabem. Um dos maiores desafios foi então aprender a controlar a minha ansiedade social e tentar falar com todos os que me rodeiam. Às vezes funcionava, outras vezes não. Nem toda a gente é feita para se dar com dezenas de pessoas né? Mas, uma coisa importante é tentar ter o mínimo de contacto com pelo menos metade das pessoas do teu curso e de diferentes anos. Nunca sabes o que vai acontecer ou se um dia vais precisar da ajuda deles. Soooo get that inside your head.

Para terminar a parte das tips mais deep fica aqui a mais importante. Nós não temos todas a mesma capacidade de lidar com situações e aquilo que para ti pode ser uma coisa mínima, para outra pessoa pode ser o fim do mundo. Como diria a minha querida Noora, "Everyone you meet is fighting a battle you know nothing about. Be kind. Always". Respeita o espaço dos outros e os outros. Não faças comentários desnecessários... afinal estamos no ensino superior e não no secundário. (and yap, this is the tea). Caso tudo fique descontrolado and a bit hard to handle, lembra-te que tens serviços especializados prontos para te ajudar. Não deixes que as coisas se arrastem e fiquem piores. A faculdade pode ser drowning af e esgotante. Nem sempre nos habituamos à nova rotina e começamos a ter problemas connosco. Acontece com todos. Caso tenhas vergonha ou medo de falar com um desconhecido sobre o que estás a sentir reach out to your friends. Eles conhecem-te bem e vão tentar ajudar-te da melhor maneira. Em último caso tens a tua família. E não, não os estás a aborrecer.

Don't miss class. Esta deve ser a maior tip de todas. Guarda as faltas para o final do semestre, porque, aí sim, vais precisar delas. But seriously, aproveita todas as oportunidades que tenhas para aprender os conteúdos que tenhas na hora. Ouvir o professor a falar ajuda imenso e facilita muito na hora de estudar e organizar os apontamentos. Para além de que se não tiveres tempo de estudar para uma frequência, se fores às aulas tens a probabilidade de te lembrares de alguns factos importantes que te ajudem a ter uma negativa razoável, ou até positva. Eu sei que o normal é ficarmos um pouco "desorientados" com as aulas de presença não obrigatória, mas a palavra presença continua lá e é importante que tu também estejas. Um dos meus maiores arrependimentos foi ter feito isso. 


O resto das tips vai ficar para outro post de forma a que este não fique muito grande e vos faça click out. Don't do it, pls. I need the views. E btw, a universidade is not as bad as some people e até eu made it seem. Ao inicio it can be a little bit bad, porque nos estamos a habituar a todo este mundo. Mas lembrem-se que a experiência de uma pessoa não necessita, nem tem, de ser igual à vossa. Make your own path kid. Have fun, de forma consciente. E torna isto nos melhores anos da tua vida if you want too. Sejam bem-vindos a este novo mundo, caloiros. 

Be Happy, Be Iu and Stay True
Love you all and kisses to all of you going back to school or college,
Pedro Terrantez


My beauty self told me para te dizer para não te esqueceres de beber água, moisturize your face e usar apenas marcas que sejam cruelty free! Thanks for listening a minha TeD Talk.
Share:

Sem comentários

Enviar um comentário

© 2018 What Pedro Said | All rights reserved. Blog Design Handcrafted by pipdig