domingo, 10 de setembro de 2017

Como usar o pc para ter sucesso | #backintheglass



Hey!

Como já devem ter reparado, todos os anos antes de começarem as aulas. todos os bloggers e youtubers fazem posts sobre o regresso às aulas. A verdade é que são poucos os vídeos ou blog posts que são uteís e falam de coisas de que, realmente, interessam.
Como ex-aluno do ensino secundário (sim. eu já acabei o secundário e dentro de uma semana estou a viver em coimbra, para tirar o curso que sempre quis) decidi reunir um pouco da informação que gostava de ter lido ou visto nos tais back to school vlogs.

Hoje venho falar da importância do computador na escola e como é que podemos ter sucesso com ele. Em primeiro lugar, o pc/laptop/como preferirem não é só o word, powerpoint e excel (excel? o que é isso). Existem várias funcionalidades que nos podem ajudar a ser o melhor ou a estar entre os melhores... Let's get started!

1- Resumos e notas
É importante manter o estudo em dia, principalmente se fores um aluno do secundário. Quando chegares ao 11º e 12º anos vais-te deparar com uma enorme quantidade de livros e matéria para estudar ou até decorar. Se desde o início do ano fores fazendo resumos semana após semana e estudando, torna-se tudo mais fácil.
Para quem não gosta de escrever, fazer resumos no computador pode ajudar. E é isso que deves fazer. Desde o Word até serviços online como o Google Docs. Estas aplicações dão-te a oportunidade de teres um estudo organizado e eficiente.
Em altura de testes vais ter a matéria toda reunida e preparada num só sítio o que te vai facilitar a vida. Podes ainda usar o site quizlet que te vai ajudar a estudar como os adolescentes dos filmes americanos. Sim! Com aqueles cartões super fancy e de muitos outras formas.



2- Trabalhos de grupo
Os trabalhos em conjunto com os amigos podem, por vezes, tornar-se numa dor de cabeça. Ou não têm tempo para estar todos juntos ou falta sempre alguém, ... Existe uma resposta para isso. E não é o skype. Chama-se Google Docs. O google docs, permite que mais que uma pessoa possa aceder a um documento ao mesmo tempo e editá-lo. Isto significa que tu e os teus quatro colegas, podem estar a km de distância, mas ver o que cada um está fazer e opiniar sobre o trabalho. E o melhor é que fica guardado numa cloud, ou seja, não tens que gastar espaço na tua pen ou laptop.

3- Organização e sobrelotação
Se queres ser um aluno bem sucedido tens de ser organizado. Hoje em dia isso não é muito díficil. Existem sites que são completas agendas, onde podes colocar tudo o que tens para fazer e o que não tens. Coloca tudo lá. Datas de testes, consultas, visitas de estudo, horas de estudo...
Assim sabes sempre o que tens para fazer. Caso não te identifiques os sites sempre podes fazer o teu próprio bullet journal ou comprar os conhecidos cadernos "To-Do".  Evita colocar muita coisa para fazeres num só dia. Isso vai desmotivar-te.


4- Aprensentações Orais ou trabalhos
Um dos processos mais importantes de avaliação são, sem dúvida, os trabalhos. Eles podem-te ajudar a levantar a nota de uma certa disciplina ou até garantir a tua positiva (ou negativa, we never know). Por isso dá sempre o teu melhor quando estiveres a apresentar um trabalho. Como? Tornando o documento em que te estás a basear apelativo. Ninguém gosta de ver um powerpoint com fundo pretp e letras comic san, cor-de-rosa, nº 5. Sê criativo. Dou-te o exemplo de dois sites que podes usar para tornar as tuas aprensentações, n'a APRESENTAÇÃO. Canva e Prezi. Provavelmente já deves conhecer o prezi, mas se quiseres algo que ninguém conheça o Canva é o melhor. Vários tipos de letras e temas completamente diferentes do ppt. Imagens gratuitas e muito mais. Isto, mais o teor da tua apresentação oral, vai fazer de ti o melhor dos melhores.

Bem... É tudo o que tenho para dizer sobre como usares o teu computador na escola. Para a semana volto com mais um post sobre #backintheglass .

Love you all,
PeZ














Share:

Sem comentários

Enviar um comentário

© 2018 What Pedro Said | All rights reserved. Blog Design Handcrafted by pipdig